Como evitar exames, consultas e procedimentos não autorizados? 

Isso pode acontecer se o pedido médico tiver informações incorretas, exames para repetir em curto prazo sem justificativa médica ou falta de autorização prévia. Explicamos mais pra você aqui.

Em geral, as solicitações não são autorizadas quando não são preenchidas todas as informações necessárias (exigidas pelas ANS) no pedido médico, se o pedido está fora do prazo ou ocorre a repetição de exames em curto prazo sem justificativa médica no pedido. Além disso,  a suspensão do plano por não pagamento e estar em carência também causam a não autorização.

Para te ajudar, trouxemos aqui algumas orientações que evitam essas situações:


1 - Conferir se o pedido médico está preenchido corretamente. ✅


O pedido médico é um documento e deve estar preenchido corretamente com as seguintes informações: 

  • Seu nome completo
  • Nome do(a) médico(a)
  • Nº do CRM do(a)  médico(a)
  • Nome e código do procedimento ou exame 
  • Justificativa daquele pedido (mesmo que seja a primeira vez)
  • Data de solicitação dentro do prazo de 120 dias 
  • Assinatura do(a) médico(a)
  • Endereço do parceiro clínico

É importante destacar que trabalhamos diariamente  para alinhar os processos junto aos nossos Parceiros Clínicos da forma mais assertiva e ágil possível e, assim, proporcionar a melhor experiência aos nossos membros e membras.

Junto a isso, contamos com a sua ajuda! Se estiver faltando algo no pedido, você pode comunicar o(a) médico(a) para que o preenchimento seja regularizado. 😉


2 - Guardar seus resultados de exame. ✅

Armazene todos os resultados de exames! Eles podem ter a resposta que seu(sua) médico(a) busca, sem precisar repeti-los desnecessariamente. 

A realização de exames sem necessidade aumenta o risco de diagnósticos incorretos e podem até prejudicar a sua saúde. 

Dica de um jeito seguro e simples de armazenar seus exames: você pode ter uma pasta de documentos só para eles em uma nuvem do seu computador ou celular (inclusive os resultados online). 🙌

Alguns exemplos de nuvem: Google Drive, OneDrive, iCloud ou alguma que você já tenha o costume de usar. ☁

 

3 - Conferir os períodos de carência. ✅

Você pode consultar as suas carências e demais informações do seu plano diretamente no aplicativo da Sami em 'Carências'.

As informações aparecem divididas por tipo de procedimento e respectivos prazos, por exemplo: consultas médicas, exames simples e procedimentos ambulatoriais.

 

4 - Consulte o seu Time de Saúde sempre e antes de qualquer decisão clínica. ✅

Evite desconfortos de exames desnecessários ou  atendimentos não autorizados em especialistas da rede ao conversar com o seu Time de Saúde sempre e antes de qualquer decisão clínica, combinado? 


Essa equipe está disponível de forma próxima, humana e acessível.  É só chamar pelo aplicativo em "Atendimento" e selecionar a opção "Time de Saúde".

 


 

Esclarecendo algumas outras dúvidas que podem surgir por aí…


Como identificar exames e procedimentos que precisam de autorização prévia?

Nosso app te ajuda nessa missão: ao pesquisar por um exame no seu aplicativo Sami, se ele necessitar de autorização prévia, aparecerá um alerta solicitando que entre em contato com o parceiro clínico para agilizar o seu pedido. Você pode fazer essa busca na seção 'Rede' > 'Laboratórios/exames'.


Preciso fazer um exame ou procedimento complexo. Qual o prazo de autorização?

Após a consulta com o seu Time de Saúde e com o encaminhamento médico em mãos, entre em contato com o parceiro da sua rede médica para verificar se o exame solicitado requer análise ou autorização prévia. Em seguida, agende o procedimento o mais cedo possível, pois o prazo de análise pode variar

Alguns exemplos comuns de procedimentos complexos são: colonoscopia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Esses exames seguem uma Diretriz de Utilização (DUT) que o(a) paciente não seja exposto(a) ao ambiente clínico de forma desnecessária, garantindo o cuidado adequado para seu tratamento.


É possível repetir exames?

Sim, é possível. No geral, os resultados de exames têm um prazo de validade e não precisam ser feitos com alta recorrência. No entanto, se houver essa necessidade, é preciso que o(a) profissional que te acompanha coloque essa justificativa no pedido médico - isso vai garantir o cuidado com a sua saúde e não te expor desnecessariamente a ambientes clínicos.

Se você está  gestante ou tem alguma condição que necessite de acompanhamento frequente, os exames também serão liberados, desde que estejam justificados devidamente.

Guia “autorizada parcialmente”; o que significa?

Em alguns casos, a guia médica é autorizada parcialmente, o que pode indicar que o mesmo pedido já estava em um grupo de exames anterior que  já foi autorizado e, às vezes, até já realizado.

  • Exame já realizado:  caso isso aconteça, revisite os resultados de exames já feitos. Assim, o(a) médico(a) que te acompanha terá a resposta que precisa.
  • Exame autorizado, mas não realizado: consulte com o parceiro clínico que fez o agendamento se o procedimento já foi autorizado em uma outra guia médica. Caso isso não tenha acontecido, é possível que a sua guia esteja autorizada em um outro prestador. Para esclarecer, chame o seu Time de Relacionamento pelo app da Sami para te ajudar.

Como saber se a minha guia foi autorizada?

No seu aplicativo da Sami, é possível acompanhar a análise de guias em tempo real, ou seja, sem necessidade de entrar em contato com o Time de Relacionamento para saber o status. 

Basta acessar o app em 'Autorização', selecionar o seu perfil e consultar as guias em análise. Você terá acesso a data da solicitação, nome do prestador e status da solicitação, tudo em tempo real. Mais autonomia na sua jornada de cuidado.

Vale reforçar: certifique-se de que o pedido médico esteja justificado.

Se tiver dúvidas se o pedido está de acordo com os critérios da Diretriz de Utilização (DUT) ou sobre algum outro assunto, entre em contato com o Time de Relacionamento da Sami.

App: na seção 'Atendimento' > Autorizações, boletos e questões do plano.
Telefone: 3003-3996
E-mail: membro@samisaude.com