Neste artigo, falamos sobre a importância de manter o seu CNPJ regularizado para ter seu plano ativo junto a Sami, e o que fazer para resolver alguma irregularidade.
Você sabe o que é um CNPJ irregular?
Manter o cadastro da pessoa jurídica regularizado com a Receita Federal é crucial para a existência da sua empresa e uso dos serviços atrelados à ela, até mesmo o plano de saúde.
Estar com o CNPJ irregular significa que existe alguma pendência da pessoa jurídica com a Receita Federal. Isso pode acontecer por diversos motivos e vamos te explicar melhor neste artigo.
Entenda alguns dos possíveis motivos que podem tornar um CNPJ irregular:
- Falta de pagamento de impostos federais, estaduais ou municipais;
- Problemas em transações no comércio internacional;
- Atividade empresarial não reconhecida no endereço cadastrado;
- Omissão de declaração ou relatório financeiro;
E o que acontece se sua empresa estiver com o CNPJ irregular?
Pessoas jurídicas com o CNPJ irregular não conseguem:
- Emitir notas fiscais;
- Movimentar contas bancárias;
- Realizar operações comerciais.
Adicionalmente, a Sami, como plano para empresas, está preparada para se relacionar com outras empresas que possuam CNPJ regularizado. Caso contrário, é enviada uma Notificação de Regularização com prazo de até 60 dias para normalizar o CNPJ. Se não for resolvido, o plano é cancelado.
Como ajustar o CNPJ?
1- Confirme o status do seu CNPJ
Confirme o status do seu CNPJ para entender se existem pendências junto à Receita Federal, processos judiciais ou débitos fiscais. Você pode fazer isso online, direto no site da Receita.
Se seu CNPJ está irregular (suspenso, inapto, baixado ou nulo) e você deseja resolver essa situação, o próximo passo é entrar em contato com a Receita Federal para entender os motivos da alteração do status e o que é preciso para solucionar este problema.
2. Somente a Receita Federal pode regularizar o seu CNPJ
Com os documentos adequados, siga as orientações da Receita para regularizar a sua empresa. Cada caso exige informações específicas, sendo a Receita Federal quem o guiará nas ações necessárias.
Por exemplo: se a empresa não tiver fornecido declarações e comprovantes financeiros, será necessário apresentar esses documentos para regularizar a situação.
Quando a Receita Federal encontra algo errado no CNPJ, é enviado um aviso à empresa para que a regularização seja feita o quanto antes.
Por isso, prevenir é sempre a melhor opção…
Sem essa de deixar para depois! O ideal é checar regularmente o cadastro da sua empresa no site da Receita.